segunda-feira, 24 de outubro de 2011

[OFF] METRO 2033

 Para começar, vou explicar o que se trata a tag [OFF]. Não se trata exatamente de uma fuga do tema literatura em si, mas sim uma fuga to tema literatura para o vestibular, pois nessas series de postagens, serão mostradas coisas relacionadas com a literatura, mas que não caem em vestibulares e afins.

METRO 2033 


METRO 2033 é um romance de ficção cientifica Russo, escrito pelo autor e jornalista  Dmitry A. Glukhovsky(Дмитрий Глуховский).


Lançado em 2002, foi publicado on line, e devido ao rápido sucesso, em 2005 foi impresso e vendido nas livrarias russas onde se tornou um best-seller internacional. Em 2007, Glukhovsky foi premiado com o Premio Europeu de Ficção Cientifica, em Copenhaque, por seu trabalho em Metro 2033. Em 2009, cerca de 400.000 copias de Metro 2033 foram vendias somente na Rússia. Fora da Rússia, o livro foi traduzido e vendido em mais de 20 países. 


O livro conta a historia de Artyom, um jovem de 20 anos órfão ainda criança. Ele nasceu poucos dias antes de uma devastador ataque nuclear, deixando pelo menos 40 mil sobreviventes em Moscou, transformando a esta capital em um deserto carbonizado e inóspito. As lembranças de Artyom envolvem o leitor durante toda trama, pois o lugar onde ele viveu enquanto criança sofreu mudanças terríveis, mudando drasticamente o modo de vida dos seres humanos. O enredo conta como os sobreviventes se refugiaram no metrô da cidade, onde lutam com mutantes (criados a partir da radiação) para sobreviver. Se não fosse o bastante lutar contra esses monstros, o leitor se vê em meio a uma disputa política e militar entre as facções criadas nos túneis de metro. Comunistas, Nazistas e criminosos estão constantemente interferindo na trajetória de Artyom em meio aos subterrâneos de Moscou.

No geral, o livro conta uma ótima historia de ficção cientifica, porém, se você espera por muita ação e violência  pode acabar decepcionado, pois além da parte filosófica que o autor engloba a obra, ele tenta mostrar o lado humano e sentimental do personagem, e não a matança de criaturas mutantes.

METRO 2033(Jogo)


Se você prefere vivenciar de forma visual e interativa a trama de METRO 2033, uma boa pedida é a serie de jogos METRO (PC, PS3, XBOX 360 e futuramente Wii U), desenvolvidos pela empresa Russa 4A games, e publicados pela Norte-Americana THQ. Segue abaixo um trailer de cada jogo da série:


Se você se interessou pela historia, e deseja adquirir um exemplar desse livro, uma boa pedida é compra-lo online pela Saraiva, porém, ele pode ser encontrado em outros lugaras com o preço entre 39 e 50 reais.

Nenhum comentário:

 
;