terça-feira, 8 de novembro de 2011

É hora de viver o agora, mostrar a realidade, compor uma personalidade.

Vamos falar um pouco do Realismo, movimento artístico e cultural da segunda metade do século XIX.

No Brasil, desenvolveu-se a partir da metade do século XIX com a obra "Memórias póstumas de Brás Cuba" - Machado de Assis.
Cansados de uma sociedade que presava o fútil e dispensável, teve como princípio a crítica à sociedade daquela época. Rebelaram-se através das obras (artes plásticas, literatura e teatro) contra uma sociedade que escondia os problemas sociais, tais como, pobreza, exploração, corrupção...

A literatura teve um papel fundamental para esse movimento, através dos romances realistas e obras com caráter social e psicológico as instituições sociais são criticas, assim como a Igreja e burguesia.
Também se mostraram contra o preconceito, a intolerância e exploração. Sempre utilizando linguagem direta e objetiva.

Na literatura brasileira o realismo manifestou-se principalmente na prosa.Os romances realistas tornaram-se instrumentos de crítica ao comportamento burguês e às instituições sociais. Muitos escritores românticos começaram a entrar para a literatura realista. Os especialistas em literatura dizem que o marco inicial do movimento no Brasil é a publicação do livro Memórias Póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis. Nesta obra, o escritor fluminense faz duras críticas à sociedade da época.

Indicações de livros:
- Realismo: Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), romance de Machado de Assis.

- Naturalismo: O mulato (1881), romance de Aluísio Azevedo.

Texto: Eduardo Teodoro
Fontes: http://vestibular.com.br e http://www.suapesquisa.com

Nenhum comentário:

 
;