quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Mudanças na educação pública.

Até o presente momento, não havíamos comentado sobre a possível mudança na rede de educação pública no Estado do Rio Grande do Sul. Segue um texto, reunindo as principais ideias e atual visam de ensino que o aluno vem observando.


A nova proposta de reformulação curicular para o Ensino Médio da rede pública de educação no Estado do Rio Grande do Sul, visando a correta absorção do aluno nas escolas de ensino médio está causando receio por parte de alguns pais, alunos e mestres, para criar-se uma opnião fortificada atráves de seus ideias é necessário embasamento de todos envolvidos para que hajam opniões claras e democráticas.

Desde a Revolução Industrial do século XVIII o Governo insere-se no controle educacional e influência o processo metodológico dos alunos, naquela época a forma de governo era completamente diferente, os alunos iam à escola com outros princípios e tinham um acolhimento pelos professores completamente diferente do que se vê hoje. A ligação entre o século XVIII e o século XXI com relação a educação é puramente política, para os donos de fábricas do período revolucionário era essencial ter um funcionário que soubesse lidar com a máquina da sua linha de montagem e nada além disso. O aluno era supostamente “preparado” para ser inserido no mercado de trabalho como um operário qualquer, que faria nada além de comandar uma máquina. Os séculos passaram e a sociedade adquiriu conhecimento necessário para discernir o certo do errado, sendo assim, viu que sua capacidade ia além de uma simples fábrica, sua força de trabalho poderia ser canalizada na busca de edução para si própio.

Conforme dito pelo Dr. Demerval Saviani em encontro ao SEDUC(Secretária de Estado da Educação), as escolas de ensino médio não estão sabendo receber e preparar os alunos para o ensino superior, essa ligação entre ensino fundamental e superior é crucial para os alunos pois é nessa fase que a capacidade de abstração é testada. É neste ponto que a divergência de ideias se cruzam; alunos da rede pública ¬– governo estadual. O governo busca inovar o ensino médio difundido culturas humanas e literárias com culturas cientificas, ressaltando que o papel da escola não é apenas preparar o jovem para a formação profissional, mas explicar como aplicar essas ciências na força produtiva.

Dado as duas faces do assunto, conclui-se que o governo busca um método para inserir de forma rápida o aluno no ensino médio, mas estam desconsiderando que os alunos da rede pública ao final da vida escolar antes da educação profissional, teram de concorrer com outros jovens que tiveram uma preparação privada com embasado canalizado para cada área produtiva, pouquíssimas vagas para o tão sonhado curso superior.

Texto: Eduardo Teodoro.

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